A jornada de Francisco Xavier no Arquipélago Japonês entre 1549 e 1552

The journey of Francis Xavier in the Japanese Archipelago between 1549 and 1552

  • Willian Carlos Fassuci Larini Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Sezinando Luiz Menezes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Célio Juvenal Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

O artigo[1] analisa a ação missionária do jesuíta Francisco Xavier no Japão, em meados do século XVI. Para efetuarmos o estudo, utilizamos como fonte uma epístola em que ele narra a sua vivência apostólica e a de outros dois europeus ligados a Ordem Jesuítica naquele país. O estudo tem por objetivo compreender as intenções do missionário, ao escrever a carta, em que aborda os triunfos e as atribulações dos inacianos na nação nipônica. Além disso, ao longo deste artigo buscamos entender a concepção do jesuíta sobre a sociedade nipônica. Nossa abordagem metodológica consistiu num exame meticuloso da missiva de Xavier, pois temos conhecimento que tal escrito não era um simples relato. Quando for cabível, visamos questionar os elementos da narrativa escrita pelo evangelizador e como complemento comentarmos sobre a realidade japonesa do século XVI. Os trabalhos de Fernando Torres Londoño (2002) e Alcir Pécora (2008) sobre as cartas jesuítas se constituíram na base teórica que nos possibilitaram compreender a importância das epístolas para a ação dos jesuítas. Ainda como fundamento teórico, destacamos o trabalho de Yi-Fu Tuan (1980) que nos impulsionou a pensar de forma diferenciada a experiência que Xavier vivenciou no Japão, interagindo em diferentes localidades com culturas desconhecidas até então pelo jesuíta.

Palavras-chave: Japão. Francisco Xavier. Carta.

 

[1] Este trabalho é oriundo do capítulo de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá em 2019.

Biografia do Autor

Willian Carlos Fassuci Larini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisador do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sezinando Luiz Menezes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP); docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM),  pesquisador do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisador do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2022-06-01
Como Citar
Larini, W., Menezes, S., & Costa, C. (2022). A jornada de Francisco Xavier no Arquipélago Japonês entre 1549 e 1552. Revista De História Da UEG, 11(01), e112215. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i01.12430