A luta dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial: É Isto um Homem e o Diário de Anne Frank, duas faces do mesmo acontecimento
The Jewish Struggle in World War II: This Is a Man and Anne Frank's Diary, two Faces of an Event
Resumo
Este artigo[1] tem por objetivo descrever Auschwitz III – Monowitz e o Anexo Secreto a partir das obras “É Isto um Homem?”, de Primo Levi, e o “Diário de Anne Frank”, de autoria da mesma, levando em consideração o tipo de escrita e o momento da escrita de ambos. Assim, discutiremos de forma breve os conceitos de memória, testemunho e a escrita de si, tendo como base os autores: Michael Pollak; Márcio Seligmann-Silva; José Antônio Zamora; Aremys Santos e Fernanda Andrade. Já no que se refere à análise das fontes, usamos o método histórico-descritivo, que nos permitiu preservar e fazer um novo registro do testemunho de Primo Levi e os registros pessoais de Anne Frank, ambos essenciais para se compreender a Shoah por duas realidades distintas. Salientando que essa é uma pesquisa de natureza básica, cuja abordagem é qualitativa e visa novos conhecimentos para essa temática de suma importância e que, ao mesmo tempo, mantém viva a memória das vítimas da Shoah.
Palavras-chave: Primo Levi. Anne Frank. Memória individual e coletiva. Testemunho. Escrita de si.
[1] Artigo apresentado, em junho de 2021, à banca examinadora da Universidade de Pernambuco – UPE como requisito para obtenção do título de graduada em Licenciatura em História, sob orientação da Prof.ª. Dra. Marina Magalhães Barreto Leite da Silva.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.