Violência doméstica: um estudo de caso em Vitória (Espírito Santo, Brasil, 2004-2010)

Domestic violence: a case study in Vitória (Espírito Santo, Brazil, 2004-2010)

  • Renata Alves da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Thayná Luana Borges Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar e reconhecer as representações e motivações pelas quais ocorrem a reincidência da violência física conjugal contra a mulher, de acordo com os dados e informações obtidos a partir dos Boletins de Ocorrência registrados na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Vitória, Espírito Santo. A delimitação temporal da investigação refere-se ao período de 2004 a 2010. Os diferentes perfis das vítimas deixam transparecer que existe um específico perfil para a maioria delas: mulheres entre 20 a 29 anos, de cor parda, raça negra, moradoras dos bairros mais periféricos da cidade  de Vitória, tendo como ocupação atividades domésticas. Por via das fontes foi possível constatar que a dependência econômica da mulher é uma das principais razões que geram sua permanência na relação conjugal, na qual sofre com a reincidência da violência física. Também foi evidenciado que além das questões econômicas, existem outros fatores que reforçam a permanência da mulher nessa relação. Nesse caso, filhos, relações familiares, medo, e a cultura que constitui, em sua maioria, os valores culturais moldados pela via do sistema patriarcal.

Palavras-chave: Cultura. Reincidência de Violência. Gênero. Mulher.

Biografia do Autor

Renata Alves da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Thayná Luana Borges, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).     

Publicado
2022-01-19
Como Citar
Silva, R., & Borges, T. (2022). Violência doméstica: um estudo de caso em Vitória (Espírito Santo, Brasil, 2004-2010). Revista De História Da UEG, 11(01), e112202. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i01.11923