Muralhas do Sertão: os aldeamentos coloniais na Guerra de Palmares (Século XVII)

Backwoods Walls: colonial settlements in the war of Palmares (17th century)

Autores

  • Wesley de Oliveira Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v10i02.11770

Resumo

O presente artigo busca analisar a estratégia de defesa das povoações coloniais na Capitania de Pernambuco através do estabelecimento de aldeamentos indígenas nas áreas onde ocorriam maior incidência de ataques dos palmaristas no século XVII. Além dos vários interesses de agentes coloniais ligados ao trabalho de nativos aldeados, em tempos de guerra, os aldeamentos coloniais assumiam também a função de arraiais militares, abrigando soldados das expedições e servindo como muralhas que impediram o avanço de forças inimigas. Dessa forma, o presente estudo busca também identificar os aldeamentos que serviram a este propósito. Usamos como fontes correspondências administrativas encontradas nos principais acervos documentais relativos ao período colonial do Brasil, bem como relatos de cronistas e mapas coloniais, analisados e problematizados por meio das reflexões feitas pela historiografia indígena colonial.

Palavras-chave: Aldeamentos indígenas. Arraiais militares. Palmaristas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wesley de Oliveira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

08-12-2021

Como Citar

Muralhas do Sertão: os aldeamentos coloniais na Guerra de Palmares (Século XVII): Backwoods Walls: colonial settlements in the war of Palmares (17th century). (2021). REVHIST - Revista De História Da UEG, 10(02), e022121. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v10i02.11770