Docentes pela Liberdade (DPL): educação e políticas à direita para um consenso liberal e conservador no Brasil sob o governo Bolsonaro
Teachers for Freedom (DPL): education and policies on the right for a liberal and conservative consensus in Brazil under the Bolsonaro government
Resumo
Os Docentes pela Liberdade (DPL) são um instrumento na luta por novos consensos e para a construção de condições para hegemonia do governo de Jair Bolsonaro. A fundação desta organização e a atuação dos seus intelectuais são novos elementos no triste cenário da conjuntura política brasileira. O DPL é um instrumento de mobilização de quadros em apoio ao governo federal e para a formação de uma opinião pública alinhada as propostas de Bolsonaro para as políticas públicas para educação. As evidências estudadas nesta pesquisa sugerem que é uma organização criada por iniciativa de militares e civis, articulados ao atual governo federal. E, foi estruturada para atuar e colaborar no desenvolvimento de condições para uma reforma administrativa e curricular no âmbito do Ministério da Educação e das instituições de ensino, fundamentada numa perspectiva conservadora, liberal e antidemocrática. O artigo tem o objetivo de entender as finalidades da organização, a atuação e a ideologia do DPL. Articulando no âmbito da ciência política a análise de fontes primarias com fundamentos categoriais de A.Gramsci. Os resultados alcançados nesta investigação apontam elementos da caracterização da agenda política do DPL e a função social que busca desempenhar na atual conjuntura, em detrimento de pressupostos científicos e democráticos, nas instituições de educação e pesquisa no Brasil.
Palavras chave: Docentes pela Liberdade. Bolsonaro. Brasil. Política contemporânea. Gramsci.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.