Docentes pela Liberdade (DPL): educação e políticas à direita para um consenso liberal e conservador no Brasil sob o governo Bolsonaro

Teachers for Freedom (DPL): education and policies on the right for a liberal and conservative consensus in Brazil under the Bolsonaro government

  • Jefferson Rodrigues Barbosa Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os Docentes pela Liberdade (DPL) são um instrumento na luta por novos consensos e para a construção de condições para hegemonia do governo de Jair Bolsonaro. A fundação desta organização e a atuação dos seus intelectuais são novos elementos no triste cenário da conjuntura política brasileira.  O DPL é um instrumento de mobilização de quadros em apoio ao governo federal e para a formação de uma opinião pública alinhada as propostas de Bolsonaro para as políticas públicas para educação. As evidências estudadas nesta pesquisa sugerem que é uma organização criada por iniciativa de militares e civis, articulados ao atual governo federal. E, foi estruturada para atuar e colaborar no desenvolvimento de condições para uma reforma administrativa e curricular no âmbito do Ministério da Educação e das instituições de ensino, fundamentada numa perspectiva conservadora, liberal e antidemocrática. O artigo tem o objetivo de entender as finalidades da organização, a atuação e a ideologia do DPL. Articulando no âmbito da ciência política a análise de fontes primarias com fundamentos categoriais de A.Gramsci. Os resultados alcançados nesta investigação apontam elementos da caracterização da agenda política do DPL e a função social que busca desempenhar na atual conjuntura, em detrimento de pressupostos científicos e democráticos, nas instituições de educação e pesquisa no Brasil.

 

Palavras chave: Docentes pela Liberdade. Bolsonaro. Brasil. Política contemporânea. Gramsci.  

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Barbosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); docente da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências FFC.   

Publicado
2021-07-06
Como Citar
Barbosa, J. (2021). Docentes pela Liberdade (DPL): educação e políticas à direita para um consenso liberal e conservador no Brasil sob o governo Bolsonaro. Revista De História Da UEG, 10(02), e022107. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11704