Derechas partidarias y católicos conservadores en pos de una universidad privada y católica en Uruguay, 1961-1966

Party right and conservative Catholics in pursuit of a private Catholic University in Uruguay, 1961-1966

  • María Eugenia Jung Universidad de la República de Uruguay (UDELAR)

Resumo

Este artigo examina as tentativas dos grupos ligados aos partidos de direita - especialmente os setores majoritários do Partido Nacional - em conluio com a ala conservadora da Igreja Católica para instalar uma universidade privada e católica. O contexto regional e global favorável à privatização e diferenciação do sistema de ensino superior, bem como a mudança na situação política nacional após a ascensão do Partido Nacional ao governo, após quase cem anos de predominância do partido tradicional rival -Partido Colorado-, gerou condições propícias ao avanço destas propostas. O trabalho analisa os debates, posições e alianças dos diversos atores envolvidos, e tenta dar conta da convergência de interesses setoriais, político-ideológicos, corporativos de diferentes origens.

Palavras-chave: história. Universidades. Direitas.

Biografia do Autor

María Eugenia Jung, Universidad de la República de Uruguay (UDELAR)

Doctora en Ciencias Sociales y Humanas por el Universidad Nacional de Quilmes, Argentina; docente del Universidad de la República de Uruguay (UDELAR).

Publicado
2021-07-08
Como Citar
Jung, M. E. (2021). Derechas partidarias y católicos conservadores en pos de una universidad privada y católica en Uruguay, 1961-1966. Revista De História Da UEG, 10(02), e022110. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11666