O Curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN): institucionalização e primeiras estruturas curriculares (1967-1978)

The undergraduate History Course at Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN): institutionalization and first curricular structures (1967-1978)

  • Aryana Lima Costa Universidade do Estado do Rio Grand do Norte (UERN)
  • Alana Fabricia Pereira Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a institucionalização e os dez primeiros anos do curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Mossoró (1967-1978). Como fontes, trabalha com as estruturas curriculares, legislação interna ao referido curso e universidade, bem como do MEC, livros de pontos de professores e livro de atas do antigo Instituto de Ciências Humanas (ICH). Interpretamos essas fontes pelas referências das teorias curriculares, que compreendem a organização de saberes como socialmente situados, no tempo e no espaço. Sendo assim, isso nos permite compreender o surgimento do curso de História na cidade em meio a uma série de iniciativas que evidenciam a conexão entre uma classe política local e políticas de fomento à cultura, contribuindo para a história da historiografia da região e também para uma reflexão metodológica sobre o campo da história do ensino superior de História.

Palavras-chave: Curso de História. UERN. Mossoró. História da Historiografia. Currículo.

Biografia do Autor

Aryana Lima Costa, Universidade do Estado do Rio Grand do Norte (UERN)

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Alana Fabricia Pereira Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); bolsista de iniciação científica.

Publicado
2021-01-08
Como Citar
Costa, A., & Bezerra, A. (2021). O Curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN): institucionalização e primeiras estruturas curriculares (1967-1978). Revista De História Da UEG, 10(01), e012109. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10819