Breve panorama histórico do entrelaçamento entre museus, exposições e expografia

Brief historical overview of the intercross of museums, exhibitions and expography

Resumo

Este artigo[1] pretende tecer um breve panorama histórico a respeito dos museus, exposições e as incursões expográficas presentes. Apesar se conformar como um assunto bastante discutido, nota-se a lacuna de relatos breves, concisos e que relacionem os três termos. Assim, propõe-se a compilação cronológica sintética da jornada histórica dos museus desde seus ancestrais como o mouseion da antiguidade, transitando pelas exposições universais, museus e centros de ciências até o que deve se esperar do museu no século XXI, constantemente relacionando a evolução do ambiente museal e seu desenho.

Palavras-chave: Expografia. Exposição. Museu. Panorama Histórico.

 

[1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Biografia do Autor

Alceu Paulo da Silva Neto, Anhembi Morumbi

Graduado em Cinema e Arquitetura, mestrando na Universidade Anhembi Morumbi. Programa de Pós-Graduação em Design. São Paulo, SP, Brasil.  Apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Priscila Almeida Cunha Arantes, Anhembi Morumbi

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); docente da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Publicado
2020-09-23
Como Citar
Silva Neto, A., & Arantes, P. (2020). Breve panorama histórico do entrelaçamento entre museus, exposições e expografia. Revista De História Da UEG, 9(2), e922022. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10531