As mulheres na Guerra do Paraguai (1864-1870): o caso da Província de Mato Grosso (MT)

The women in the Paraguayan War (1864-1870): the case of the Province of Mato Grosso (MT)

  • Maria Augusta De Castilho Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Adilso de Campos Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumo

Este estudo tem como objetivo evidenciar a relevância da participação das mulheres na Guerra do Paraguai (1864-1870) e na Retirada da Laguna (1867). Nesse contexto, intenta-se, também, discutir sobre a tênue história das mulheres, haja vista que, por décadas, a historiografia tradicional teve a supremacia da perspectiva masculina. O método utilizado foi dedutivo, com ampla pesquisa bibliográfica em obras especializadas sobre a temática proposta. Analisa-se a questão da invasão do sul da Província de Mato Grosso-MT, Brasil, pelas tropas de Solano López. Ressalta-se D. Senhorinha, em virtude de sua resiliência, dando-se destaque à importância da presença de outras mulheres que realizaram as mais diversas atividades em apoio às tropas imperiais, principalmente as denominadas vivandeiras, sofrendo os infortúnios e as adversidades que permearam essa guerra, a questão da prostituição feminina nas relações cotidianas e, ainda, uma pequena menção às destinadas e as residentas do Paraguai. Dessa forma, procurou-se desvelar a bruma que ainda envolve essa importante e expressiva participação das mulheres brasileiras e paraguaias no decorrer da Guerra do Paraguai.

Palavras-chave: Guerra do Paraguai. História das mulheres. Vivandeiras.

Biografia do Autor

Maria Augusta De Castilho, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Pós-doutora em Linguística e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Adilso de Campos Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutorando em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).    

Publicado
2020-08-12
Como Citar
De Castilho, M., & Garcia, A. (2020). As mulheres na Guerra do Paraguai (1864-1870): o caso da Província de Mato Grosso (MT). Revista De História Da UEG, 9(2), e922017. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10422