Adoção de modelo de publicação em Fluxo Contínuo a partir de 2019

2018-12-12

A publicação em Fluxo Contínuo já é uma realidade para grande parte dos periódicos brasileiros. Ele tem por objetivo dar maior agilidade na disponibilização de novos artigos por parte dos periódicos, não precisando mais que os autores, ao submeterem seu artigo às revistas, tenham que aguardar o fechamento de uma edição por parte do periódico para ter finalmente seu artigo publicado. Cada artigo, uma vez aceito pelos pareceristas da revista, será imediatamente disponibilizado online para acesso no site da revista. Ao final de cada período, o periódico "fecha" a edição com os artigos publicados até aquele momento, abrindo então uma nova edição que contará com novos artigos publicados em fluxo contínuo. 

Neste modelo não é adotado mais a paginação dos artigos. Esta é substituída por um número identificador de cada artigo, denominado pelo Scielo de "elocation-id". Este número virá no cabeçalho de cada artigo, e serve para identificá-lo, assim como pode ser usado nas citações àquele artigo. Estas mudanças, que são adotadas pelas principais revistas e periódicos do país visam dar maior celeridade e agilidade às publicações, melhorando e muito o processo de publicação para editores e autores, que não precisam mais ficar esperando fechar a edição para terem seus artigos publicados, sem perder a qualidade que a Revista de História da UEG sempre procurou oferecer. 

Convidamos a todos ainda a ler o guia do Scielo sobre as publicações em Fluxo Contínuo para esclarecer eventuais dúvidas: https://blog.scielo.org/blog/2016/03/10/acelerando-a-comunicacao-das-pesquisas-as-acoes-do-scielo/#.XKSq_6BKiM9

Outras informações: http://www.editora.ueg.br/referencia/10804