Chamada de Artigos para o Dossiê "A direita na América Latina contemporânea"

2021-01-13

A Revista de História da UEG informa que está recebendo trabalhos para nossa próxima edição, nas seguintes modalidades:

1. Dossiê "A Direita na América Latina Contemporânea: universidades, intelectuais, disputas de espaços e sentidos" (recebimento até 31/03/2021, publicação em julho/2021).

2. Artigos de Tema Livre, Traduções, Entrevistas, Notas e Resenhas (recebimento e publicação em Fluxo Contínuo; saiba mais).

Organizadores do Dossiê:
Olga Echeverría (UNICEN/CONICET)
Marcos Vinicius Ribeiro (UEG)

Ementa: Neste dossiê, nossa expectativa é reunirmos artigos de especialistas que analisam a relação conflituosa e ambígua entre as direitas, as universidades e os diversos campos intelectuais, áreas que, em imaginários sociais diversos costumam ser, muitas vezes, pensados como espaços hegemônicos das esquerdas, mas que também envolveram focos de tensão (e conspiração) para as direitas, quer seja como um terreno para ocupar (ou diversificar) e dar-lhe o seu próprio sentido, ou como um núcleo inimigo, que deve ser combatido. A expectativa é a de incorporar trabalhos sobre Argentina, Brasil, México, Paraguai e Uruguai, permitindo delinear um olhar transnacional que ilumina pontos de contato, redes e divergências, pois, é evidente que, no século XX, a extrema-direita latino-americana teve uma forte influência sobre o catolicismo e daquele impulso ocupou importantes espaços educativos em governos de fato e de direita, e mesmo em governos democráticos de países com uma tradição secular estabelecida, como é o caso do Uruguai. Eles também formaram grupos conspirativos e elaboraram uma extensa reflexão sobre as universidades e os seus processos de reformas. As interferências de institutos de direita e de grupos de Think Tanks na cena política e social, que são impostas em debates em torno das políticas universitárias, também são comuns na cena política e social a fim de proliferar ideários anticomunistas produzindo certa síntese histórica que se apoia na proliferação de doutrinas e estratégias de combate pinçadas das diversas ideologias militares experimentas durante a Guerra Fria, a exemplo da Doutrina de Segurança Nacional. Os artigos buscam refletir sobre as realidades nacionais, mas também locais, o que nos permitirá refletir sobre diferentes dimensões do objeto proposto.

PRAZOS DE SUBMISSÃO:
Artigos de Tema Livre e outros: Fluxo Contínuo
Dossiê: 31 de março/2021

Deseja enviar seu texto? Leia nossas Normas de Publicação!