Grupos mercantis nas guerras coloniais: trajetórias de negociantes nas tropas de conquista da Paraíba e Sergipe D’El-Rey (1584-1591)
Merchant groups in the colonial wars: trajectories of traders in the conquest troops of Paraíba and Sergipe D’El-Rey (1584-1591)
Abstract
Este artigo se dedica a compreender a participação dos grupos mercantis nas tropas de conquista da Paraíba (1584) e de Sergipe (1591), por meio das trajetórias de mercadores envolvidos nos confrontos. Para tanto, alia-se a uma abordagem microanalítica, à perspectiva de John Keegan (2000), que busca atribuir uma identidade aos combatentes nos efetivos. Seis trajetórias serão observadas, concentrando-se nos sujeitos como homens coloniais e ultramarinos, e no papel dos contratos nesse contexto, através do cruzamento dos relatos das expedições com diversos conjuntos documentais. Desse modo, acredita-se ser possível responder a questionamentos sobre como ocorreram suas participações, os interesses de suas redes comerciais e como o engajamento nas campanhas impactou suas estratégias socioeconômicas, de modo relevante aos negócios da guerra como áreas de operação às redes mercantis no Atlântico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Expedições: Teoria da História e Historiografia (ISSN 2179-6386)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.