El Patrimonio Cultural no es Huella de Identidad: Es Identidad Temporal

Cultural Heritage is not a Footprint of Identity: It is a Temporary Identity

Authors

Abstract

The work addresses the categories cultural heritage, cultural identity and temporality in their multiple relationships. These relationships are philosophical in nature as certain disquisitions are presented about their development in the course of time, temporality and culture. Temporality framed in historical periods is analyzed, where the context is the basis of the identity cultural protagonism and where the heritage practice nurtures its representations. Identity representations as abstractions from the material, from living contemplation, and not as representations of imagined representations where the concrete heritage does not exist.

Author Biographies

  • Juan Carlos Rodriguez Cruz, , , Universidad Holguin Oscar Lucero Moya

    Possui doutorado em Ciencias Pedagogicas pela Universidad Holguin "Oscar Lucero Moya", Cuba (2008). Licenciado em Educação (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução. Professor Titular da UNinersidade de Holguin com 12 anos de experiencia no ensino superior. Tem ampla experiencia na direçao de teses de mestrado e doutorado. Experticias em Pedagogia, Antropologia, Desenho Curricular, Historia da Pedagogia, Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação, Metodologia da Investigação Social e do Ensino da Historia, bem como direção de atividades de pesquisa e praticas dos estudantes.

  • Luiz Bezerra Neto, , , Universidade Federal de São Carlos

    Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós doutorado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos, atuando na graduação e na pós-graduação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - GEPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, aAtuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico. 

Published

2021-09-25

Issue

Section

Artigos livres