O processo de concessão de sesmarias na Capitania do Piauí: um balanço a partir da documentação dos manuscritos do Arquivo Histórico Ultramarino (1722-1807)
The process of granting sesmarias in the Captaincy of Piauí: an assessment based on documentation from the manuscripts of the Overseas Historical Archive (1722-1807)
Resumo
O presente artigo busca analisar o processo de conquista territorial da Capitania do Piauí entre os anos de 1722 e 1807. Neste sentido, procuramos realizar um levantamento das concessões de sesmarias arroladas na documentação dos manuscritos avulsos do Arquivo Histórico Ultramarino referentes ao Piauí Colonial. Após este procedimento, realizamos uma análise das cartas de data e sesmarias e suas possibilidades para escrevermos sobre a história da apropriação territorial nos recortes espacial e temporal, acima mencionados. O corpus documental da pesquisa foi composto por manuscritos do Arquivo Histórico Ultramarino, especialmente as requisições de concessão e confirmação de sesmarias. Metodologicamente, construímos um banco de dados gerais das sesmarias, sesmeiros e suas justificativas. Destacamos, que a análise das fontes, em diálogo com a historiografia, nos permitiu identificar as ações destes sujeitos em contexto e levantarmos algumas inquietações e hipóteses de trabalho, bem como a necessidade de coletarmos outros documentos para o cruzamento das mesmas no aprofundamento qualitativo da investigação. Por fim, ressaltamos que o estudo dos manuscritos está sendo efetuado a partir do diálogo com Perrot (2022), Mott (1979), Silva (2008), Alencar (2014), Araújo (2002) e Brandão (2002).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Expedições: Teoria da História e Historiografia (ISSN 2179-6386)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.