Revisão crítica sobre o “mito fundador” do punk no Brasil: um diálogo historiográfico a partir da obra de Antônio Bivar
A critical review of the “founding myth” of punk in Brazil: a historiographical dialogue based on the work of Antônio Bivar
Resumo
Este artigo propõe uma revisão crítica do “mito fundador” do punk no Brasil a partir da análise da obra O que é Punk (1982), de Antônio Bivar. O objetivo e compreender como essa produção contribuiu para a consolidação de uma narrativa essencialista, centrada em referências oriundas do Norte Global, especialmente Londres e Nova Iorque, e de que forma isso influenciou a escrita da história do punk brasileiro. A pesquisa considera a circulação da obra de Bivar, suas articulações com os meios culturais e midiáticos, e os desdobramentos de sua interpretação no campo acadêmico e no circuito punk. Com base em referenciais da historiografia crítica, investiga-se como os discursos fundacionais limitam à compreensão das múltiplas experiências do punk no Brasil, silenciando suas apropriações locais, tensionamentos internos e potências criativas. A análise indica que o trabalho de Bivar, apesar de sua relevância, também impôs uma moldura interpretativa que cristalizou determinadas representações em detrimento de outras possibilidades narrativas e políticas.
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Direitos autorais (c) 2025 Expedições: Teoria da História e Historiografia (ISSN 2179-6386)

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