REFORÇO ESCOLAR E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATIVIDADE REALIZADA POR MEIO DO DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Autores

  • Luciano Feliciano Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Francisca da Cunha Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca de uma experiência vivenciada em uma turma de estágio docente em matemática com alunos matriculados do sexto ao nono ano da educação básica. Buscamos responder como os alunos participantes do reforço em matemática de uma escola conveniada na cidade de Morrinhos/GO, atuam como protagonistas em seu processo de aprendizagem ao resolverem situações problema. Na perspectiva de responder a esse questionamento, planejamos tarefas sobre o conteúdo de frações para que os alunos tivessem uma postura ativa no processo de aprendizagem. Optamos por uma abordagem pedagógica centrada na construção de um ambiente no qual, ao resolver uma tarefa, o aluno pudesse explicar o modo como a fez, sem inibições e sem o medo de errar. Os alunos tomaram posicionamento, escolheram caminhos, argumentaram sobre as suas ideias, se colocaram como sujeitos aprendentes ativos para a realização dos estudos e avaliação das atividades propostas.

Biografia do Autor

  • Luciano Feliciano Lima, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos).

  • Maria Francisca da Cunha, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Mestre em Educação, Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos).

Downloads

Publicado

2019-11-08

Edição

Seção

Artigos livres