EDUCAÇÃO DO CAMPO DE FUNDAMENTAÇÃO SOCIALISTA: POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA À EXPROPRIAÇÃO CAPITALISTA

Autores

Resumo

O objetivo do presente estudo está centrado na indicação de uma educação de base socialista orientada por uma fundamentação teórica marxista para uma formação crítica e emancipatória dos sujeitos que habitam o campo, como possibilidade de enfrentamento ao processo exploratório imposto à classe trabalhadora pelo sistema capitalista. As nossas discussões decorrem de pesquisa bibliográfica sobre os processos que orientaram as ações desenvolvidas pelos movimentos sociais do campo em luta pela terra e pelo direito à educação de boa qualidade. Consideramos que a educação no/do campo deve ser concebida como recurso para a conscientização e emancipação social, política e econômica, deve ser apreendida no âmbito da práxis pedagógica como ferramenta efetiva de projeção de futuro, por meio da recuperação do vínculo fundamental entre formação humana e produção material da existência.

Biografia do Autor

  • Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia Agrária Pela Universidade Federa de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduaçãoem Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG).

  • Tânia Elias de Jesus, Universidade Estadual de Goiás

    Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Bolsista CAPES). Especialista em Filosofia Clínica pelo Instituto de Filosofia Clinica de Uberlândia (Instituto Packter). Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Servidora efetiva do quadro funcional da Universidade Estadual de Goiás/Campus Morrinhos, ocupando o cargo de Analista Governamental.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Artigos livres