O AUDIOVISUAL E AS REPRESENTAÇÕES DOS “500 ANOS” DO BRASIL: ESTÉTICA, POLÍTICA E MEMÓRIA EM HANS STADEN, A INVENÇÃO DO BRASIL E BRAVA GENTE BRASILEIR

Autores

  • André Luis Bertelli Duarte Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O artigo analisa a representação do passado colonial brasileiro em três produtos audiovisuais de ficção produzidos no contexto das celebrações, críticas e debates dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil: Hans Staden, A Invenção do Brasil e Brava Gente Brasileira. O objetivo é demonstrar como o cinema e a televisão contribuem para a construção de uma memória pública a partir dos códigos estéticos que lhes são próprios.

Biografia do Autor

  • André Luis Bertelli Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Professor de História do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). Pesquisador do Núcleo de Estudos em História da Arte e da Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (NEHAC/UFU).

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Publicado

2019-11-03

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI