OS “BRAÇOS” DA POLÍTICA E O EDIFÍCIO “HUMANO” DO CINEMA: PERSPECTIVAS DE UM ESTUDO SOBRE A FUNDAÇÃO DO CINE TEATRO CORONEL RIBEIRO (1944) EM MONTES CLAROS/MG E A TRAJETÓRIA POLÍTICA DO CORONEL PHILOMENO RIBEIRO

Autores

  • Jaílson Dias Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O conceito de representação favorece o entendimento das tramas sociais que possibilitaram a consolidação do circuito exibidor de Montes Claros/MG, em especial a fundação do Cine Teatro Coronel Ribeiro (1944), visto que nos permite avaliar a dominação simbólica exercida e propugnada pelos grupos e atores sociais da cidade. No processo de fundação daquele cinema verificou-se que a sala exibidora inaugurada pelo Coronel Philomeno Ribeiro veio ao encontro de determinado anseio de alguns colaboradores do jornal Gazeta do Norte e de determinados estratos sociais do município, qual seja: a construção de um cinema no centro da cidade. Por outro lado, a motivação para a construção do Cine Teatro Coronel Ribeiro revelou traços coronelísticos daquele político. Assim, o poder econômico, a construção dos melhoramentos urbanos com o objetivo de conservar a liderança, a neutralização das resistências dos opositores, e a continuidade do mando político na cidade fizeram parte da estrutura coronelística, na qual o Cel. Philomeno Ribeiro teve um importante papel, e este fato incentivou a fundação do Cine Coronel, aliado a que o cinema era uma indústria lucrativa, e a exibição de filmes, no Brasil, oferecia grandes oportunidades aos exibidores de fitas importadas naquele período.

Biografia do Autor

  • Jaílson Dias Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor de História da Rede Estadual de Ensino de Uberlândia.

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Publicado

2019-11-03

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI