FILMES DE CARLOS REICHENBACH E OZUALDO CANDEIAS NO INÍCIO DOS ANOS 1980: SEXUALIDADES TANGENCIAIS
Resumo
Neste artigo, são estudados dois filmes da Boca do Lixo – Amor, Palavra Prostituta (1981), de C. Reichenbach, e A Freira e a Tortura (1983) de O. Candeias –, tomados como obras tangenciais quanto à construção da sexualidade. Sob os ecos do início da década de 1980, período de transição socioeconômica e de crise da comédia erótica, o objetivo de análise narrativa de tais obras é o ponto de chegada de três movimentos: 1) a definição da sexualidade em pauta na comédia erótica e no pornô em ascensão, a partir da bibliografia especializada; 2) um mapeamento, de posicionamentos de críticos e intelectuais acerca do referido gênero cinematográfico; e, 3) a análise narrativa propriamente dita, com ênfase às reminiscências da comédia erótica e contraposições ao pornô. Entre tais filmes, identifica-se uma sexualidade com dimensões humanas e sociais, opostas à fragmentação fetichista do pornô, realizadas no bojo do cinema erótico paulista. Em termos fílmicos, enquanto o filme de Reichenbach é marcado por planos de detalhe de ordem afetiva, o filme de Candeias permite pensar em uma mise en scène sarcástico-humanizadora.