CINEMA E ESTADO NO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DE XICA DA SILVA DE CARLOS DIEGUES

Autores

  • Hélton Santos Gomes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O artigo em questão visa abordar a relação Estado-Cinema em meados da década de 1970 com o intuito de elucidar a existência de um dirigismo cultural por parte dos governos da época. A abordagem desse assunto é importante, pois revela que os governadores estavam preocupados tanto com a produção quanto com a distribuição dos filmes, já que eles, os filmes, poderiam servir para divulgar alguns aspectos histórico-culturais do Brasil. Além disso, a produção cinematográfica serviria também para promover a construção de um imaginário social, direcionando a configuração de uma identidade nacional.

Biografia do Autor

  • Hélton Santos Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando e Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Minas Gerais. Integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC).

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Publicado

2019-11-03

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI