O MOVIMENTO PRIMAVERA SECUNDARISTA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Cláudia Lúcia da Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Cristina dos Santos Bezerra Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O trabalho é parte da pesquisa de Estágio Pós-Doutoral, em andamento, na Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR e, aborda o avanço do neoliberalismo no Brasil nos últimos anos que, traz no bojo de suas políticas, as disputas entre os projetos educacionais para burguesia e para a classe trabalhadora. Nos últimos anos, a educação pública tem sido alvo de intensas contrarreformas que tensionam com os anseios dos/das estudantes culminando, em movimentos de luta e resistência, que revelam possibilidades de enfrentamento à racionalidade imposta, destacando-se o movimento conhecido como Primavera Secundarista de ocupação das escolas públicas por estudantes em quase todo Brasil, incluindo Minas Gerais e nele, duas escolas ocupadas em Ituiutaba/MG. E, partindo da realidade objetiva, do particular para o geral, à luz da materialidade concreta, pesquisou-se os movimentos das ocupações como forma de luta e resistência às contrarreformas impostas à educação derivado do projeto hegemônico de educação, imposto pelo Estado à classe trabalhadora e, também, seus limites e contradições. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, alguns dos referenciais foram Harvey (2005); Antunes (2018); Duarte (2011); Gramsci (2000); Marx e Engels (2016); Saviani (2000); Alves (2015).

Biografia do Autor

  • Cláudia Lúcia da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

    Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG).  

  • Maria Cristina dos Santos Bezerra, Universidade Federal de São Carlos

    Pós-Doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa). Pós-Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/UFSCar).  

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Artigos livres