HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE E INDÚSTRIA FONOGRÁFICA: QUESTÕES SOBRE MÚSICA POP E TEMPORALIDADES

Questões Sobre Música Pop e Temporalidades

Autores

  • Igor Lemos Moreira Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho pretende discutir, a partir da perspectiva da História do Tempo Presente, as relações entre indústria fonográfica e a música pop com as temporalidades. Partindo das noções de geração, crise do tempo e retromania são analisadas formas de instrumentalização de experiências no campo da música pop contemporânea, refletindo sobre como diferentes sujeitos mobilizam usos diferentes do passado e sobre as diferentes temporalidades que atravessam a constituição deste campo artístico.

Biografia do Autor

  • Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutorando em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC), na linha de pesquisa Linguagens e Identificações. Mestre e Graduado em História (Licenciatura) pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de Imagem e Som (LIS/UDESC) e associado a ANPUH-SC e a IASPM-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Américas, Teoria da História, História Moderna e Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações entre Estados Unidos e Caribe; Biografias e Trajetórias Artísticas; Representações; Música Latino-americana; História da Música e Musicologia Histórica; História, Mídia e Internet; Música Pop; Audiovisual e Canção; História Pública e História do Tempo Presente.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Artigos livres