A OBRA DE ARTE COMO FONTE HISTÓRICA: O SERIADO “CHAVES” E A QUESTÃO URBANA NO MÉXICO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Autores

  • Júlio Cesar Meira Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente texto propõe investigar o processo de periferização na Cidade do México nas últimas décadas do século XX a partir da análise do seriado Chaves. Parte-se do pressuposto de que esse processo de favelização e periferização foi parte da expansão urbana e industrial, na qual os mais pobres, os trabalhadores, ficaram à margem, gerando grandes massas de excluídos, tanto geográfica quanto socialmente. A metodologia partiu da análise do seriado Chaves, fenômeno de audiência tanto no México quanto no restante da América Latina, demonstrando que a série de televisão pode ser uma importante fonte histórica, ao mapear os processos de desigualdade que as personagens e os cenários compõem. O recorte temporal, como apontado acima, abrange o período da segunda metade do século XX, com ênfase para a década de 1970, em que o seriado foi escrito e foi levado ao ar no México.

Biografia do Autor

  • Júlio Cesar Meira, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGH/UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Rural (NEPERBR/UEG).

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Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Artigos livres