Indisciplina e fracasso escolar: influências, contextos e os desafios em uma escola pública estadual do Município de São Luis de Montes Belos-GO

Indiscipline and school failure: influences, contexts and challenges in a state public school in the municipality of São Luis de Montes Belos-GO

  • Ismael Lemes Vieira Júnior FAE

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado e teve por finalidade abordar o tema “A Indisciplina e Fracasso escolar: Influências, contextos e os desafios”, em uma escola pública estadual no município de São Luis de Montes Belos/GO. Apresenta em seu contexto uma análise teórica e uma pesquisa de campo acerca da Indisciplina na escola, visando pontuar as causas, as consequências, os diferentes contextos que influenciam o comportamento indisciplinado do aluno e a relação disso com o fracasso escolar. Para dar abalizar a investigação, os principais teóricos foram Antunes (2002); Aquino (1996, 1997, 1999); Vasconcellos (2009) dentre outros. A indisciplina na sala de aula tem relação com os aspectos vivenciados na prática pedagógica dos professores e na vida escolar dos alunos, como uma realidade em constante desafio, visto que tal tipo de comportamento pode ser uma das maiores causas do fracasso escolar. O fracasso escolar é parte de um dos problemas mais graves da educação brasileira, algo que pode ser evidenciado nos mais variados níveis de ensino. No entanto, é no ensino fundamental que este problema incide com maior frequência. Suas causas são diversas e, muitas vezes, parecem insolúveis. O fracasso escolar pode ser produzido na relação entre o aluno, o professor e a escola; ou pela indisciplina que a escola sozinha não consegue combater, visto que tem causas sociais e não apenas educacionais.

Publicado
2021-01-29