NO SANTELMO DA AGRICULTURA E INSTRUÇÃO: LIVRO DE LEITURA PARA A INFÂNCIA BRASILEIRA NA PROVÍNCIA DE GOIÁS OITOCENTISTA

Autores

  • Suzana Lopes Albuquerque Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Oeste Goiânia/GO)
  • Dayanna Pereira Santos Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Anápolis/GO)

Resumo

Este artigo analisa a obra Catechismo de Agricultura, escrita em 1861 por Antonio de Castro Lopes (1827-1901), escritor, médico homeopata, tradutor, dramaturgo, latinista, professor, poeta, gramático e político, nascido no Rio de Janeiro. Esta obra foi escrita para as escolas de primeiras letras, relacionando a instrução e o trabalho sob a lente de um projeto científico e civilizador. O Catechismo de Agricultura apresenta uma cientificidade proposta pela escola moderna, que adota uma preocupação com o tempo, o espaço e os fazeres pedagógicos, seu projeto instrucional é dedicado às crianças brasileiras e objetivava integrá-las a um projeto civilizador que vislumbrava o uso social e cultural da terra, relacionando ciência e prática da agricultura, que engendrava tanto as práticas de leitura e escrita quanto o ofício, a arte do fazer. Quanto à metodologia utilizada, parte-se do levantamento de fontes arquivísticas, como livro de leitura elementar do Período Imperial e de referências bibliográficas fundamentadas em Boto (2012), Chartier (2012) e Choppin (2004), que tratam da história do livro, das práticas de leitura do rito das práticas da escola primária. A análise desse livro de leitura elementar possibilitou compreender a instrução para a infância sob o prisma do ofício da agricultura permeada pela categoria do trabalho.

Biografia do Autor

  • Suzana Lopes Albuquerque, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Oeste Goiânia/GO)

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Educação do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Oeste Goiânia/GO).

  • Dayanna Pereira Santos, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Anápolis/GO)

    Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Professora de Educação do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Anápolis/GO).

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Publicado

2018-12-22

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI