BIOGRAFIA E PROSOPOGRAFIA: INVESTIGAÇÕES DE TRAJETÓRIAS, VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Renato Pasti UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gilson Brandão Oliveira Júnior UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia

Resumo

O presente artigo discute, através de um viés historiográfico, a escrita da história pelos métodos biográficos e prosopográficos, notando como as várias escolas de pensamento influenciaram essas metodologias e suas implicações no campo de pesquisa. Evidencia-se que a pretensão da verdade e o atributo ficcional sempre estiveram arraigados às complexas definições e interelações existentes entre a história e a biografia. Mas, ao propor uma leitura humanista que seja crítica às usuais noções universalistas, a valorização das subjetividades presentes nas ações humanas torna-se imperativo metodológico crucial, por promover uma profícua abertura para a sua imprevisibilidade e variabilidade. Para tal, o aporte teórico fundamentado Burdieu, Stone, Burke, Thompson, Agirreazkuenaga rompe com as análises generalizantes e abstratas, abrindo espaços para notar as trajetórias de vidas e suas relações intersubjetivas com o contexto cultural, político, social e econômico.

Biografia do Autor

  • Renato Pasti, UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia
    Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER em andamento), pós-graduado lato sensu em Ciência Política pela Estácio de Sá de Vitória (UNESA), graduado em História licenciatura pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia (2013). Atualmente é professor no Colégio Integração e atua como docente no Colégio Anchieta Objetivo. Tem experiência no ensino de história, com ênfase em História do Brasil. Interessa-se pelos seguintes temas e objetos de pesquisa: i) Memória, Identidade e Resistência; ii) Educação Formal e não-formal no ensino de história; iii) Cotidiano, Escravidão e Abolição Inconclusa; iv) Políticas Públicas, Estado e Educação; v) Colonialidade, decolonialidade e aquilombamento.
  • Gilson Brandão Oliveira Júnior, UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia
    Possui graduação em bacharelado (2006), licenciatura (2007), e mestrado (2010) em História pela Universidade de São Paulo, além de doutorado em História pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Africanos, Estudos Afro-Brasileiros e Relações Brasil-África.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Artigos livres