PROGRESSO E MODERNIZAÇÃO NAS POLÍTICAS DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MORRINHOS (GO)

Autores

  • Júlio Cesar Meira Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Ao longo das décadas de 1950 e 1980 inúmeros municípios do interior do Brasil passaram por projetos de reformulação urbana. No caso de Morrinhos, na região sul do estado de Goiás, o processo de transformação das estruturas urbanas, que havia iniciado já nos últimos anos da década de 1940, teve sua aceleração nos anos de 1966 a janeiro de 1970, na administração do prefeito Joviano Antônio Fernandes. A proposta deste artigo é analisar essa experiência relacionando-a com o momento histórico mais geral do Brasil da ditadura civil-militar de 1964, com seus planos em nome da modernização das estruturas urbanas, o fomento à industrialização e o estímulo de uma política de comunicação e transportes. Partiremos de um referencial teórico que inclui autores como Luis Alberto Bahia (1978), Lordello de Mello (1978), Ribeiro e Pontual (2009) e Alberto de Oliveira (2009), Marta Arretche (1996), entre outros. A metodologia da pesquisa que originou o artigo se baseou em pesquisa arquivística e análise da legislação e levantamento bibliográfico. Do ponto de vista do recorte temporal, a pesquisa abrangeu, de um lado, o arco cronológico mais abrangente das décadas de 1950 a 1970; de outro, como aprofundamento, o período da segunda metade da década de 1960, que foi o momento em que a maior parte dos projetos de transformação urbana de Morrinhos foi implantada.

Biografia do Autor

  • Júlio Cesar Meira, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Morrinhos (PPGHIS/UEG); professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS/UEG). Professor de História Moderna e Contemporânea do curso de Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Morrinhos.

    Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERG/GEPEC/UEG).

    Coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado “Memória, Patrimônio e Ambiente: Representações da Modernidade e seus Efeitos em Goiás”, registrado junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás. 

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI