A ESTRADA DE FERRO GOYAZ E SEUS IMPACTOS EM GOIÁS E NA CIDADE DE IPAMERI-GO, 1913-1930

Autores

  • Hamilton Afonso Oliveira Univerisidade Estadual de Goiás
  • Hudson Carneiro de Paiva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que a ferrovia, invenção dos princípios do século XIX, tornou-se  a principal propulsora do desenvolvimento e progresso desde a primeira fase da Revolução Industrial marcando o início de uma série de inovações que caracterizam a atual era da globalização. Além de transportar mercadorias e pessoas as ferrovias disseminação de novos valores e princípios alicerçados na ideologia do progresso e deu início ao avento da sociedade de consumo de massa ao estimular a expansão das atividades comerciais e industriais. Reduziu as distancias e começou a propagar os valores do capitalismo no mundo à media que os trilhos se espalhavam por todos os continentes e eram interligados por estradas de rodagens contribuiu para aumentar às perspectivas de mercado e de produção em Goiás. Em Ipameri a ferrovia, além de mudanças socioeconômicas e provocou mudanças culturais, especialmente, nos hábitos e costumes que refletiram, também, na paisagem urbana a partir de 1913.

Biografia do Autor

  • Hamilton Afonso Oliveira, Univerisidade Estadual de Goiás

    Graduado em História pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Morrinhos (FECLEM/1994), Mestre em História das Sociedades Agrárias pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006).Atua como professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás/Campus-Morrinhos-GO, no curso de História e no Programa de Mestrado Ambiente e Sociedade (PPGAS) atuando na linha de pesquisa Dinâmica socioeconômica nos ambientes urbano e rural. Tem experiência de pesquisa em História Regional do Brasil (Império e República), com ênfase na área de História Econômica e Social em que aborda temas relacionados ao desenvolvimento regional como: riqueza material, consumo, turismo, escravidão, migração, demografia e cultura material.Tem experiência docente na educação básica (Ensino Fundamental e Médio) e Ensino Superior com atuação nos cursos de História e Pedagogia. Foi Coordenador do Curso de História da UEG/Câmpus Morrinhos. Atuou, como coordenador de área do PIBID/CAPES da Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus/Morrinhos. Atualmente é Coordenador do Mestrado Ambiente & Sociedade da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus/Morrinhos. Foi membro do Conselho de Representantes da região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) de 2014 a 2018. Membro da Academia Morrinhense de Letras.

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Publicado

2018-11-09

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI