ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DO DEBATE

Autores

  • André Luiz Caes Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o debate acontecido nas últimas décadas sobre a presença da disciplina Ensino Religioso no currículo das Escolas Públicas. O objetivo não é realizar uma revisão bibliográfica sobre esse tema, mas recuperar alguns aspectos dos posicionamentos dos estudiosos ou grupos que defendem ou que são contrários à existência da disciplina Ensino Religioso e sua colocação entre os conteúdos básicos a serem aprendidos no Ensino Fundamental. A reflexão se fundamenta nos debates sobre a laicidade do Estado, a possibilidade ou não de um ensino religioso não confessional e a importância da religião como elemento fundamental da cultura. O propósito final não é responder a essas questões, mas contribuir para a compreensão dessa polêmica e para a possibilidade de que se construa uma verdadeira liberdade e tolerância religiosa no Brasil. 

Biografia do Autor

  • André Luiz Caes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Ensino Superior Doutor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG).

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Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Dossiê “100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) (1922-2022): PROCESSOS HI