CRISE SOCIAL E AS ENCRUZILHADAS DA HISTÓRIA: A FRAGMENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA E O SURGIMENTO DA HISTÓRIA SOCIAL INGLESA (1960-1990)

Autores

  • Júlio Cesar Meira Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Morrinhos

Palavras-chave:

História. Crise Epistemológica. Modernidade. História Social Inglesa.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a emergência da História Social Inglesa no contexto da crise no recorte temporal que abrange a década de 1960 até o início dos anos 1990. A hipótese inicial da qual partimos é que a ideia de crise é própria de uma sociedade em permanente mudança e esteve ligada ao surgimento e estabelecimento da ideologia do progresso no ocidente desde o início da Época Moderna, o que a fez se projetar como a principal característica da Modernidade e desestruturou as dimensões socioculturais e político-ideológicas das bases da realidade. Incapazes de fornecer os referenciais para a compreensão da realidade em constante mutação, a História, como as demais ciências sociais e humanas, também vivenciou sua crise epistemológica, fazendo surgir e se consolidar novos campos de investigação, como a História Social Inglesa.

Biografia do Autor

  • Júlio Cesar Meira, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Morrinhos

    DOUTOR EM HISTÓRIA SOCIAL (UFU), É PROFESSOR EFETIVO (EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL DE DEDICAÇÃO À DOCÊNCIA E À PESQUISA) NAS ÁREAS DE HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA DO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) – CÂMPUS MORRINHOS. PROFESSOR DO PROGRAMA DE MESTRADO EM AMBIENTE E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (PPGAS/UEG). PESQUISADOR DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL (NEPERG/GEPEC/UEG). COORDENADOR DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E AMBIENTE: REPRESENTAÇÕES DA MODERNIDADE E SEUS EFEITOS EM GOIÁS”, REGISTRADO JUNTO À PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Artigos livres