COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO BRASIL: RESISTÊNCIA NEGRA AFRODESCENDENTE

Autores

Palavras-chave:

Negro. Africano. Afrodescendente. Afro-brasileiro. Quilombo.

Resumo

O presente estudo tem o propósito de apresentar a constituição das comunidades de raiz africana como realidades históricas de resistência social, política, econômica e cultural focalizado na análise de informações retiradas de pesquisas nacionais sobre a temática, na perspectiva de entender em sentido lato a luta das populações negras afrodescendentes brasileiras. As comunidades quilombolas constituíram comunidades organizativas de resistência em meio aos séculos de exploração e inumeráveis tipos de abusos, atropelos e punições. Portanto, torna-se imprescindível conhecer e reconhecer as condições históricas a que foram submetidas as populações africanas do passado mais remoto, as populações afrodescendentes do passado mais recente e as populações afro-brasileiras do presente para que tenhamos um entendimento mais substancial das confrontações e conformações das comunidades quilombolas brasileiras, bem como da luta empreendida na atualidade para assegurar a propriedade da terra e a manutenção da vida.

Biografia do Autor

  • Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutor e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos ePesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG).

  • Iván Mauricio Perdomo Villamil, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Gestão Cultural pela Universidad Nacional de Colombia (UNC). Graduado em Sociologia pela Universidad San Tomás de Colombia (USTA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG). Bolsista Stricto Sensu da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2018-01-27

Edição

Seção

Artigos livres