IDENTIDADE NACIONAL E OS COSTUMES POPULARES PAULISTA NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO: JOÃO VAMPRÉ E AFFONSO DE FREITAS

Autores

  • Gerson Ribeiro Coppes Jr. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca

Palavras-chave:

Instituto Histórico. Intelectuais paulistas. História da Historiografia

Resumo

No fim do século XIX mudanças políticas e sociais, como a proclamação da República e a abolição da escravidão, levaram a uma reavaliação dos padrões que definiam a nação brasileira: quais parâmetros que a definem? Qual a especificidade de sua população? A comunidade intelectual neste aspecto se colocou a buscar novos modelos e novos projetos que respondessem a estas perguntas. Neste artigo, propomos discutir a produção histórica acerca dos costumes populares a partir dos trabalhos de dois intelectuais, João Vampré e Affonso de Freitas, sendo pautado por algumas perguntas: Como os temas voltados para as manifestações populares são compostos? Quais relações estas definições estabelecem com o pensamento do período? Como a identidade local e nacional são definidas a partir destas manifestações? Verificamos nestes trabalhos que o popular foi constituído como uma categoria capaz de explicar e dar sentido a nacionalidade, explicando a formação de seu povo a partir de um viés tradicional e de fato nacional. Para além disso, também fica nítido que a definição de uma tradição popular especificamente paulista, associada a história de São Paulo, ocorreu para atender aos novos objetivos de uma identidade local.

Biografia do Autor

  • Gerson Ribeiro Coppes Jr., Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca
    Doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca (financiamento CAPES) sob orientação da Prof.ª Dr.ª Karina Anhezini. Integrante do Projeto Temático “Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em Língua Portuguesa” (financiamento FAPESP). E-mail: gersoncoppes@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Artigos livres