SOBRE A VALIDAÇÃO DA CIÊNCIA HISTÓRICA: JÖRN RÜSEN E A TEORIA DO CONSENSO HABERMASIANA
Autores
João Elter Borges Miranda
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Wiliam Carlos Cipriani Barom
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave:
Habermas, Rüsen, ideias, métodos.
Resumo
O presente trabalho tem como foco a reflexão sobre a teoria da história de Jörn Rüsen e a teoria do consenso de Jürgen Habermas, buscando pontos de contato, semelhanças e diferenças. Para tanto, analisaremos se há pontos de contato entre a proposição de Rüsen para o fundamento acerca da validação da ciência histórica e a teoria do consenso habermasiana, inerente a sua teoria da ação comunicativa. Percebemos proximidades entre os fundamentos “ideias” e “métodos” rüsenianos, presentes em sua matriz disciplinar, e a teoria do consenso da verdade habermasiana; mais especificamente a problematização realizada por Rüsen quanto a essas noções para fazer frente ao debate do partidarismo e da objetividade. Considerando isso, realizaremos a análise na intenção de identificar (ou não, ou em que proporção se verifica) uma possível proximidade entre Rüsen e Habermas, como Wiklund (2008, p. 42), Cerri (2011, p. 63), Duarte da Silva (2000, p.158) e Barom (2017, p. 72) já afirmaram que existem. Vale ressaltar que o presente trabalho não parte da hipótese de que as reflexões rüsenianas sobre a validação da ciência histórica são toda e completamente de origem habermasiana. Portanto, buscaremos traçar uma resposta provisória para a possível proximidade entre Rüsen e Habermas, cuja plausibilidade precisará ser testada.
Biografia do Autor
João Elter Borges Miranda, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), integrante do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI) e colunista na Revista Caros Amigos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática da História e Teoria da História.
Wiliam Carlos Cipriani Barom, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor colaborador em prática de ensino de História na mesma universidade e integrante do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI).