SOBRE A VALIDAÇÃO DA CIÊNCIA HISTÓRICA: JÖRN RÜSEN E A TEORIA DO CONSENSO HABERMASIANA

Autores

  • João Elter Borges Miranda Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Wiliam Carlos Cipriani Barom Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Habermas, Rüsen, ideias, métodos.

Resumo

O presente trabalho tem como foco a reflexão sobre a teoria da história de Jörn Rüsen e a teoria do consenso de Jürgen Habermas, buscando pontos de contato, semelhanças e diferenças. Para tanto, analisaremos se há pontos de contato entre a proposição de Rüsen para o fundamento acerca da validação da ciência histórica e a teoria do consenso habermasiana, inerente a sua teoria da ação comunicativa. Percebemos proximidades entre os fundamentos “ideias” e “métodos” rüsenianos, presentes em sua matriz disciplinar, e a teoria do consenso da verdade habermasiana; mais especificamente a problematização realizada por Rüsen quanto a essas noções para fazer frente ao debate do partidarismo e da objetividade. Considerando isso, realizaremos a análise na intenção de identificar (ou não, ou em que proporção se verifica) uma possível proximidade entre Rüsen e Habermas, como Wiklund (2008, p. 42), Cerri (2011, p. 63), Duarte da Silva (2000, p.158) e Barom (2017, p. 72) já afirmaram que existem. Vale ressaltar que o presente trabalho não parte da hipótese de que as reflexões rüsenianas sobre a validação da ciência histórica são toda e completamente de origem habermasiana. Portanto, buscaremos traçar uma resposta provisória para a possível proximidade entre Rüsen e Habermas, cuja plausibilidade precisará ser testada.

Biografia do Autor

  • João Elter Borges Miranda, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), integrante do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI) e colunista na Revista Caros Amigos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática da História e Teoria da História. 
  • Wiliam Carlos Cipriani Barom, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor colaborador em prática de ensino de História na mesma universidade e integrante do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI).

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Artigos livres