AS FOLIAS DE REIS E DE OUTRO SANTOS EM MORRINHOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS RELIGIOSAS TRADICIONAIS EM UM CONTEXTO CULTURAL EM TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • André Luiz Caes Universidade Estadual de Goiás
  • Wesley Ribeiro Alves Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo constitui uma reflexão sobre as Folias de Reis e de outros santos na cidade de Morrinhos (GO), com enfoque numa perspectiva sobre a relação entre o rural e o urbano e sobre o moderno e o tradicional. Sendo uma cidade que viveu o processo de urbanização característico do Brasil desde a década de 1960, Morrinhos se mantém quase que completamente ligada ao universo rural devido à economia predominantemente agrícola. Nesta relação da cidade com o campo revela-se uma interdependência que se manifesta na força da religiosidade tradicional, personificada pela intensa presença das folias. Sendo uma tradição presente no Brasil desde o período colonial, as folias constituem uma importante manifestação da fé dos habitantes do meio rural, se mantendo atualmente como um evento que une o rural e o urbano, significando uma importante forma de comunicação entre o moderno e o tradicional.

Biografia do Autor

  • André Luiz Caes, Universidade Estadual de Goiás
    Docente da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Morrinhos, no Curso de História e no Programa de Mestrado em Ambiente e Sociedade. Pesquisador na área da História das Religiões.
  • Wesley Ribeiro Alves, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos).

Downloads

Publicado

2018-11-26

Edição

Seção

Artigos livres