Quando historiadores foram à escola: A História do Brasil de Octávio Tarquinio de Sousa e Sérgio Buarque de Holanda (1944) e os ecos da nova historiografia brasileira

Autores

  • Fábio Franzini Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Elaine Lourenço Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Palavras-chave:

Octavio Tarquínio de Sousa. Sérgio Buarque de Holanda. Renovação historiográfica.

Resumo

Publicada em 1944 pela Livraria José Olympio Editora, a História do Brasil assinada por Octavio Tarquínio de Sousa e Sérgio Buarque de Holanda pode ser considerada um livro um tanto atípico: seus autores eram intelectuais distantes do ambiente escolar, sua editora não tinha tradição no setor didático e sua organização temática, embora não destoasse da estrutura habitualmente apresentada pelos manuais tradicionais, trazia embutida algumas inovações relevantes. Por meio do detalhamento de tais características, o presente artigo pretende mostrar como esse livro, para além dos limites escolares, se relaciona com o contexto maior de produção de um novo conhecimento histórico-historiográfico sobre o Brasil, o qual se configurava desde pelo menos a década anterior.

Biografia do Autor

  • Fábio Franzini, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Departamento de História

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Universidade Federal de São Paulo

    Guarulhos-SP - Brasil

  • Elaine Lourenço, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Departamento de História

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Universidade Federal de São Paulo

    Guarulhos-SP - Brasil

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Publicado

2017-08-15

Edição

Seção

Dossiê: La Historiografia de Latino America en la Primera Mitad del Siglo XX