A ESCRITA DA HISTÓRIA: A FOTOGRAFIA ESCOLAR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Escrita da História. Fotografia Escolar. História da EducaçãoResumo
Este trabalho propõe a escrita da história da educação a partir da fotografia escolar como fonte de pesquisa. A fotografia, como qualquer fonte, tem muito a dizer, basta apenas que o pesquisador seja capaz de questioná-la. A leitura e a análise da fotografia escolar podem fornecer respostas acerca de um tempo, um lugar, uma situação e de uma relação entre as pessoas retratadas, revelando a cultura escolar, a história institucional e a história da educação, elucidando eventuais semelhanças, contrastes, permanências e transformações ocorridas no processo educacional. Neste escrito histórico, o texto escrito e o visual, numa relação de reciprocidade, se complementarão: a fotografia não irá ilustrar o texto, mas o texto é que será dependente da fotografia. O texto funcionará como delator de todo o potencial da fotografia deflagrado pelo observador, explicando a fotografia, ou seja, os resultados da leitura e análise da fotografia serão expressos por meio da linguagem escrita.