A ESCRITA DA HISTÓRIA: A FOTOGRAFIA ESCOLAR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Wilson Ricardo Antoniassi Almeida Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Escrita da História. Fotografia Escolar. História da Educação

Resumo

Este trabalho propõe a escrita da história da educação a partir da fotografia escolar como fonte de pesquisa. A fotografia, como qualquer fonte, tem muito a dizer, basta apenas que o pesquisador seja capaz de questioná-la. A leitura e a análise da fotografia escolar podem fornecer respostas acerca de um tempo, um lugar, uma situação e de uma relação entre as pessoas retratadas, revelando a cultura escolar, a história institucional e a história da educação, elucidando eventuais semelhanças, contrastes, permanências e transformações ocorridas no processo educacional. Neste escrito histórico, o texto escrito e o visual, numa relação de reciprocidade, se complementarão: a fotografia não irá ilustrar o texto, mas o texto é que será dependente da fotografia. O texto funcionará como delator de todo o potencial da fotografia deflagrado pelo observador, explicando a fotografia, ou seja, os resultados da leitura e análise da fotografia serão expressos por meio da linguagem escrita. 

Biografia do Autor

  • Wilson Ricardo Antoniassi Almeida, Universidade Federal de São Carlos

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), possui Especialização em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2011), Especialização em Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (2008), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (2006) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Jales-SP (1997). Membro do HISTEDBR/UFSCar – Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2018-01-27

Edição

Seção

Artigos livres