A REGIÃO DO LAGAMAR: FRONTEIRAS ABERTAS PARA O RE/ORDENAMENTO TERRITORIAL

Autores

  • ALEXANDRE DULLIUS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ.
  • Maclovia Corrêa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas. Adaptação baseada em ecossistema (Abe). Mata Atlântica

Resumo

A humanidade têm discutido soluções para o homem se adaptar frente ás mudanças do clima. Isto porque, o contexto dinâmico da vida têm presenciado verdadeiros colapsos ambientais tais como fortes chuvas, secas, inundações, deslizamentos de morros, ressaca na costa do mar, cada vez mais frequentes e devastadores.  Sob esta perspectiva, este estudo apresenta de forma qualitativa e bibliográfica os conceitos que envolvem a utilização de uma ferramenta de ação de re/ordenamento territorial chamada Adaptação às Mudanças Climáticas baseadas em Ecossistemas (Abe). Sendo assim, o presente estudo inicialmente apresenta conceitos de território e caracteriza um dos territórios mais importantes para o planeta: A Mata Atlântica do Brasil, onde nesta região, uma das áreas prioritárias é a região do Lagamar que possui mosaicos selecionados para preservação e manutenção de serviços ecossistêmicos. Posteriormente, apresenta-se os conceitos que evolvem adaptar-se por meio de soluções que envolvem a natureza e, que ao final, discute de forma qualitativa variáveis que compõem a utilização de Abe como instrumento de re/ordenamento territorial.

Biografia do Autor

  • ALEXANDRE DULLIUS, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ.

    Possui graduação em Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável formado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS/RS). Especialização em em Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio. Mestre em Bioenergia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR . Doutorando do Programa de Pós graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente 40 horas Dedicação Exclusiva do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá

  • Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Professora permanente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, dedicação exclusiva, atua na área de Letras, em ensino de línguas, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia da UTFPR com as disciplinas de História da técnica e da tecnologia, Tecnologias sustentáveis e Práticas educativas, culturais e ambientais para a constituição de saberes e conhecimentos . Trabalha com ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar com temas ligados ao urbanismo, ambiente, sustentabilidade, patrimônio, educação ambiental, patrimonial, tecnológica e línguas.Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1976), graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1984) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2012) em educação ambiental e patrimonial e pós-doutorado em política científica e tecnológica no Instituto de Geociências da Unicamp-SP (2012). Realizou estágio professor visitante (2008/2009) por um semestre no Mestrado Erasmus Mundus TPTI, na Universidade Paris 1 - Panthéon-Sorbonne e na Università Degli Studi di Padova, Itália, no Departamento de História por dois meses (2011). 

Downloads

Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Dossiê: História Ambiental