O NOVO FLORESCER DA INDEPENDÊNCIA: AFONSO CELSO E O CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA AMÉRICA (RIO DE JANEIRO, 1922)

Autores

  • José Lúcio Nascimento

Palavras-chave:

Afonso Celso, Congresso Internacional de História da América, História da Historiografia

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar o discurso proferido pelo conde de Afonso Celso na abertura do Congresso Internacional de História da América realizado no Rio de Janeiro em 1922. Este congresso, organizado pelo IHGB, fez parte das atividades de comemoração do Centenário de Independência, tema pouco estudado pela historiografia brasileira. Para elucidar esse discurso, o presente trabalho se insere na interface entre a história da historiografia e a história intelectual, pois não há como examiná-lo sem considerar o contexto intelectual do período (1910/20), o fato de ter ocorrido à abertura de um evento oficial que reunia intelectuais e personalidades do Brasil e de diversos países do mundo, e que a narrativa de passado mobilizada pelo conde de Afonso Celso partia de elementos que poderiam ou não ser compartilhados pelos presentes.

Biografia do Autor

  • José Lúcio Nascimento

    Mestrando em História pela UERJ; especialista em História Contemporânea pela UFF e em Educação Ambiental pelo SENAC; Graduado em História pela SUAM.

    Professor de História na SEEDUC desde 2010; Professor de História aplicada ao Turismo (Regional e Nacional) & Patrimônio Histórico-Cultural.

     

Downloads

Publicado

2017-08-18

Edição

Seção

Artigos livres