O DEBATE SOBRE A PÓS-MODERNIDADE NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA: TEMPO E NARRATIVA (1985-1981)

Autores

  • Aline Loretto Garcia Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Gabriel Giannattasio Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Antonio Bennatte Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Teoria da História. Pós-Modernidade. Historiografia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o debate feito pelos historiadores brasileiros sobre uma historiografia pós-moderna. A partir do levantamento bibliográfico, verificamos que o primeiro texto escrito por um historiador brasileiro sobre a pós-modernidade foi publicado no jornal Folha de S. Paulo com o título “Pos-modern is beautiful”, de Nicolau Sevcenko, professor de história da Universidade de São Paulo. Depois desse estudo inaugural, vários outros historiadores brasileiros debruçaram-se sobre a relação entre a pós-modernidade e a história. Os trabalhos de Francisco Paz, ainda nos anos 1980, passando pelos estudos de Ciro Flamarion Cardoso, o historiador brasileiro que mais escreveu sobre a questão, até a publicação, em 2011, do livro Epistemologias da história, no qual um grupo de historiadores se auto intitulam filiados ao pós-modernismo, foram publicados no Brasil vários artigos, capítulos de livro ou mesmo obras completas em que a relação entre a história e a pós-modernidade é problematizada. Percorreremos esses discursos intertextuais com o intuito de entender os contornos do debate acerca da historiografia pós-moderna no Brasil. Para tanto, apresentaremos como os historiadores brasileiros discutiram as questões do tempo e da narrativa histórica na pós-modernidade, temas que mereceram destaque em seus trabalhos.

Biografia do Autor

  • Aline Loretto Garcia, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (PPHS/UEL). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  • Gabriel Giannattasio, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    Livre-Docente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pós-Doutor pelo Centro Universitário SENAC (SENAC/SP). Pós-Doutor pela Université de Provence (Aix-Marseille I/France). Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (PPGHS/UEL).

  • Antonio Bennatte, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Pós-Doutor e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Identidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2018-01-27

Edição

Seção

Artigos livres