HERÓIS SEPULTADOS E HERÓIS VIVOS: O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS TÊM A DIZER SOBRE A FUNDAÇÃO DA NAÇÃO?
Palavras-chave:
Livros didáticos, América Latina, Independência.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo comparar os ensinos de história brasileiro e venezuelano a partir da análise de livros didáticos do ensino fundamental em vigor nesses países. Pretendemos construir uma compreensão das possíveis relações entre os processos de formação da identidade com os conteúdos de história nacional. Entendemos que as diferenças históricas consolidam diferentes formas de apropriação do passado, e do seu uso para a condução de uma orientação prática no tempo presente. Nosso objeto remete às apropriações existentes nos materiais didáticos que produzem sentido à consciência histórica, por meio do estudo de materiais didáticos produzidos nos últimos dois anos (2011-2013) no Brasil e na Venezuela. A partir do prisma do político, a expectativa das nossas reflexões desse artigo em específico se baseia nas seguintes questões fundadoras: o que é a independência para Brasil e Venezuela nos livros didáticos? Qual é o significado do termo do ponto de vista histórico? Cabe, nesse sentido, analisar figuras históricas que sintetizam o sentimento de pátria e de rompimento com a metrópole e o Pacto Colonial. A investigação sobre os políticos recorre não só aos estudos historiográficos sobre as figuras do mito fundador nacional. Foi também necessário apresentar um balanço conceitual sobre a formação dos estados, situando a América Latina no contexto de construção identitária-nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Livros didáticos. América Latina. Independência.