CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPÚBLICA ROMANA NA OBRA DE RES PUBLICA DE MARCO TULIO CÍCERO

Autores

  • Thiago Tolfo Mestre em História pela Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Palavras-chave:

Cícero. Governo. De Res Publica. República.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor as considerações do escritor romano, Marco Túlio Cícero, referentes ao período final da República Romana (século I a.C.), a partir da sua obra De Res Publica. Fazendo-se uso do arcabouço teórico da História Intelectual, analisamos o tratado político e filosófico de acordo com o pensamento de Cícero, levando-se em conta os aspectos que o autor considera insuficientes para manutenção da antiga república. Sendo assim, o artigo procurou articular estes questionamentos às novas propostas de tipologia de governo oriundas de suas reflexões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Tolfo, Mestre em História pela Universidade do Minho, Braga, Portugal.

    Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, RS (2014); Mestre em História pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2017).

Downloads

Publicado

2018-01-27

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPÚBLICA ROMANA NA OBRA DE RES PUBLICA DE MARCO TULIO CÍCERO. (2018). Expedições: Teoria Da História E Historiografia, 8(3), 146-158. https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/article/view/4542