As Contribuições do Movimento de Cultura Popular (MCP) para a Educação Brasileira

Autores

  • Maria Aparecida Alves da Costa Especialista em Filosofia da Educação. Universidade Federal do Piaui.

Palavras-chave:

Educação popular, analfabetismo, movimento.

Resumo

 

RESUMO: O artigo em pauta busca discutir as contribuições que o Movimento de Cultura Popular trouxe para a educação brasileira visando à importância dos movimentos sociais de cultura popular para o desenvolvimento de uma sociedade da qual esta em constante mutação. Movimento esse ocorrido no Recife entre 1960 a 1964 tendo duração de quatro anos, extinto apenas por motivos impostos pelo regime militar. A fim de atender a este objetivo, realizamos uma pesquisa teórica bibliográfica baseada nas reflexões de Freire (1983), Gaspar (2009) Hilsdorf (2003) entre outros. Sabemos que a educação no Brasil sempre foi de modo geral fragilizada tendo assim na década de 60 um alto nível de analfabetismo. Para a redução desse analfabetismo foi criado um movimento sendo este o primeiro tendo por objetivo a prática da educação básica. Obtivemos como resultados que esse Movimento teve grande importância na historia da educação não só do Recife onde foi sediado, mas no Brasil como um todo, por que partindo da iniciativa do movimento, forma surgindo outros movimentos influenciados por este. Além disso, podemos notar também que o golpe militar de 1964 atrasou bastante a educação no país, causando um atraso até os dias atuais. Pensando em uma educação do futuro, talvez a educação popular séria uma das alternativas para as dificuldades que a educação vem enfrentando atualmente.

 

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Publicado

2015-10-27

Edição

Seção

Dossiê: História, Narrativa e Usos do Passado