A DIMENSÃO POLÍTICA DO PENSAMENTO HISTÓRICO NA CRÍTICA DO JOVEM NIETZSCHE AO HISTORICISMO.

Autores

  • Frederick Gomes Alves Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Crítica da cultura, Estado, conhecimento histórico.

Resumo

Em Nietzsche, a filosofia política dialoga com sua filosofia histórica da cultura. Este diálogo abre espaço para pensar se há, e como se dá, a função política do conhecimento histórico: o que é de interesse da Teoria da História. Portanto, neste trabalho tenciono apresentar a crítica nietzschiana à cultura histórica moderna e à forma como ela produz conhecimento histórico científico. As relações possíveis entre a disciplina da História e o Estado são de interesse do pensamento nietzschiano e formatam a tensão entre este e a cultura histórica de uma época. Deste modo o trabalho se divide em três partes: a) exposição de um conceito de historicismo, este conceito é fator decisivo da formação da cultura histórica moderna, b) apresentação da crítica do jovem Nietzsche ao historicismo enquanto filosofia política da história, c) problematização da dimensão política do conhecimento histórico produzido cientificamente.

Biografia do Autor

  • Frederick Gomes Alves, Universidade Federal de Goiás

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás. Possui duas bolsas de iniciação PIBIC- CNPq. 

    Pesquisa na área de Teoria da História com ênfase em Historicismo, Filosofia da História e Teoria da Cultura em Friedrich Wilhelm Nietzsche.

Downloads

Publicado

2013-02-13

Edição

Seção

Artigos livres