AS AULAS REUNIDAS NO ESPAÇO RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1939-1942): MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA
Palavras-chave:
Aulas Públicas. Memória. Prática docente.Resumo
O objetivo deste estudo gira em torno de fatos e reflexões da história docente da professora Gersy e sua trajetória desenvolvida no meio rural de Novo Hamburgo/RS, entre 1940 e 1969. Analisa fragmentos da trajetória docente, principalmente quanto ao aspecto das “Aulas Públicas Reunidas” que aconteceram em 1939 e o momento em que assume como regente do Jardim da Infância em 1942. Além disso, pretende compreender como as memórias de formação e práticas possibilitaram conhecer e recompor os cenários do ensino rural em classes multisseriadas em um determinado tempo e espaço. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da História Cultural. A história da “professora Gersy” a singulariza como docente do meio rural, principalmente como pioneira na constituição da história da educação pública municipal rural.