VERDADE COMO PROBLEMA ÉTICO: PAUL RICOEUR PELA OBRA HISTÓRIA, VERDADE E ÉTICA

Autores

  • Rodrigo dos Santos Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Palavras-chave:

Ética, Memória, Moral, Narrativa, Subjetividade

Resumo

A tese da obra “História, Verdade e ética” pauta-se em afirmar que a verdade em História é um problema ético do historiador. Esta premissa é apontada a partir dos escritos de Paul Ricoeur. Com base nesta obra, que comenta o saber ricoeuriano, este texto objetiva apontar elementos para a compreensão do pensamento de Paul Ricoeur. Entre os elementos encontram-se a narrativa histórica, a objetividade e a subjetividade, a teoria do texto e da ação, a memória. Demonstra-se, ainda neste, um modesto diálogo das ideias de Paul Ricoeur com as ideias de Antoine Prost. Pretendeu-se assim, apontar os elementos do pensamento de Ricoeur e ainda corroborar a tese da ética, pautado pelas escolhas do historiador na escrita da história. 

Biografia do Autor

  • Rodrigo dos Santos, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.  Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.Especialista em Educação do Campo. Graduado em História.

Downloads

Publicado

2015-04-13

Edição

Seção

Artigos livres