Diálogos entre a história e as paisagens de Pedro Weingärtner durante o processo de colonização da região Sul do Brasil (Século XIX e XX)

Autores

  • Cyanna Missaglia de Fochesatto UNISINOS

Palavras-chave:

Pedro Weingärtner. Colonização. Civilização.

Resumo

Este trabalho parte da análise de duas pinturas de Pedro Weingärtner intituladas Tempora Mutantur (1898) e Vida Nova (1893), que representam o início do processo de colonização no sul do país. Através da análise das imagens busca dialogá-las com a historiografia da época que aborde as questões ambientais. Este estudo parte da análise do discurso de progresso e civilização presente tanto na historiografia, quanto nas imagens selecionadas. Esses discursos buscam legitimar o desmatamento, a morte de indígenas e demais eventos que são reflexo desse processo - que remonta a metade do século XIX e início do século XX – através da ideia de civilização e modernização.

Biografia do Autor

  • Cyanna Missaglia de Fochesatto, UNISINOS
    Doutoranda em História da Unisinos, bolsista CAPES/Prosup, Mestre em História pela Unisinos. Especialista em Estudos Culturais nos Currículos Escolares pela UFRGS. Graduada em História pela PUCRS. Possui interesses na área da História Cultural, História Ambiental, Ensino da História e Imigração europeia.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Edição

Seção

Artigos livres