A UTILIZAÇÃO DA CRIANÇA NAS IMAGENS FOTOGRÁFICAS DURANTE O ESTADO NOVO NO PIAUÍ

Autores

  • Joseanne Zingleara Soares Marinho Professora Assistente da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí e aluna do Doutorado em História da Universidade Federal do Paraná-UFPR.

Palavras-chave:

Crianças. Imagens fotográficas. Estado Novo.

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a utilização da imagem da criança em fotografias de reportagens que faziam propagandas de ações dos governos central e local, na época do Estado Novo, no estado do Piauí. Esse tipo de propaganda política funcionava para os poderes políticos promoverem a esperança na concretização de um projeto de progresso para o país em um futuro próximo por meio do investimento na proteção da infância. Foi realizado o estudo de um grupo específico de fotografias incluídas em reportagens envolvendo a questão infantil com relação à medidas protetivas estatais nas áreas da saúde, da educação e da assistência, sendo que estas foram veiculadas no jornal Diário Oficial do Piauí. A metodologia que foi utilizada envolve principalmente a dimensão social de análise de imagens, porém, para que se possa atingir o objetivo do artigo, também serão utilizadas as abordagens formal e semântica. Vários autores foram utilizados nas referências teórico-metodológicas de análise de imagens, entre eles podemos destacar: Freitas (2004), Sorlin (1994) e Mauad (1996). O estudo realizado nesse artigo permitiu perceber que os poderes públicos na época do Estado Novo no Piauí pretendiam promover a ideia de proteção da criança por meio de suas imagens fotográficas, sendo que esse artifício foi uma das várias formas encontradas de legitimação do seu poder ditatorial.

 

Biografia do Autor

  • Joseanne Zingleara Soares Marinho, Professora Assistente da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí e aluna do Doutorado em História da Universidade Federal do Paraná-UFPR.
    Professora Assistente  do Departamento de História da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos livres