CARISMA E DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO CONCEITO WEBERIANO DE CARISMA E SUA EFETIVAÇÃO HISTÓRICA NOS ESTUDOS DE RELIGIÃO.

Autores

  • Robson Rodrigues Gomes Filho Universidade Estadual de Goiás / Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Carisma, tipologias, conceitos

Resumo

Visto que o conceito de “carisma” ainda possui verdadeiros “pontos cegos”, especialmente no que tange sua natureza e substância, e que, dada a complexidade de conceituação e sistematização daquilo que se acostumou chamar de “líder carismático”, não é raro nos depararmos com pesquisas que em muito se utilizam de tais termos sem, no entanto, se aterem à sua dimensão teórica e conceitual. Não obstante, sua importância do ponto de vista da transformação histórica revela-nos a necessidade de aprofundamento e sofisticação nos estudos históricos e sociológicos sobre o tema, tanto do ponto de vista teórico, quanto em sua utilização como ferramenta de análise. Face a isso, o presente artigo tem por objetivo analisar o conceito de “carisma” na obra de Max Weber, especialmente do ponto de vista de sua presença e validade nas tipologias de agentes religiosos, visando mostrar a importância de tais tipologias nos estudos de religião, bem como a importância do conceito de “carisma” para uma perspectiva propriamente histórica do fenômeno religioso.

Biografia do Autor

  • Robson Rodrigues Gomes Filho, Universidade Estadual de Goiás / Universidade Federal Fluminense
    Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás; especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Padrão; Mestre em História pela Universidade Ferderal de Ouro Preto e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor efetivo do curso de história da Universidade Estadual de Goiás (UnU-Morrinhos), ministrando as disciplinas de Teoria da história e Metodologia da Pesquisa Histórica. Tem pesquisado e publicado nas áreas de História das Religiões, Sociologia da Religião, Fenomenologia da Religião, História de Goiás e Teoria da História.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos livres