Caminhos necessários à salvação: circuitos de produção e circulação da prática missionária jesuítica nos sertões de dentro da América portuguesa (1683-1758)
Necessary paths to salvation: circuits of production and circulation of Jesuit missionary practice in the hinterlands of Portuguese America (1683-1758)
Resumo
Ao longo da segunda metade do século XVII o processo de conquista e ocupação dos espaços coloniais tomava o rumo dos sertões, relacionado com a busca de minas de salitre, prata, ouro, bem como a criação de gado. Na documentação consultada a expansão para o formação de alianças, com o intuito de garantir segurança no acesso comercial às rotas dos criadores de gado que seguiam da Bahia ao Piauí. Assim, ordens religiosas encarregaram-se da tarefa de disciplinar almas e administrar aldeias. Os jesuítas foram responsáveis pela conversão dos indígenas da nação Kiriri. Durante esse período de reordenação dos domínios coloniais e implantação de novos aldeamentos, produziram um significativo corpus documental, que versa sobre a solicitação de índios, as aldeias, descrições dos espaços e da elaboração de novos instrumentos que auxiliassem a comunicação. O presente trabalho visa analisar as redes de produção e circulação de saberes por meio dos escritos jesuíticos elaborados durante o processo de conversão dos Kiriri. Para isso, utilizamos como fontes o catecismo Kiriri e arte de língua Kiriri, ambos organizados pelo padre Luiz Vicenzo Mamiani. Além disso, outros corpus documentais auxiliaram no cotejo documental, cartas e alvarás publicados na coleção Documentos Históricos da Biblioteca Nacional.